sexta-feira, 29 de julho de 2011

Uma grande aventura - Quarto dia!



Ahhh... o quarto dia! Esse dia sim, eu nunca mais esquecerei... 
Desculpem o trocadilho ridículo, mas esse ficará conhecido como o "Quarto dia - Dia do Quarto!"
Esqueci de contar, que no dia anterior, a noite, fomos passear de furgão da Cruz Vermelha, no Centro, e fazer umas compras. Fruuuutaaaas, leguuumess... nem acredito! rs
Hje o pessoal da FUNASA apareceu. Graças à visita da Ana Paula e da Carla, ontem, e não satisfeitas, voltaram lá hoje, a Nathy e a Ana Paula novamente. “Não promete, que nós vai atrás!” HAHAHAHAHAHAHA
Vieram em equipe de 3 pessoas, e estão circulando pela comunidade, fazendo controle de Dengue. 

O dia começou tranquilo. Na parte da manhã, o posto ficou vazio, já que era a festa de encerramento das atividades, na escola local.
A Enfª Tatiana, como havia prometido, trouxe o material de saúde da mulher e o projetor, para que fossem utilizados nas palestras do dia.
Almoçamos, mais uma vez com mtas porcarias... rs
Lilian foi embora, e já pensávamos nas expectativas da ação social, no dia seguinte.
Quando deu 14h, a porta do posto já estava cheia.
Achei engraçado que mtos já me conheciam pelo nome. Isso é tão legal!!!
Tivemos atividade para crianças, com a Tia Carla e palestra de Saúde da Mulher, e planejamento familiar, com o Wellington, Camila e Enfª Tatiana, ao mesmo tempo, em salas separadas, obviamente.
A palestra de saúde bucal da Tia Carla foi ótima. As crianças participaram ativamente, e eu devo pedir palmas a ela, que conduziu perfeitamente!!!

A palestra de saúde da mulher tb foi legal, foram algumas mulheres. Percebemos que esse tipo de assunto não é mto bem trabalhado por lá, infelizmente, já que as meninas estão engravidando cada vez mais cedo, na comunidade. Pra vcs terem uma ideia, foi identificado que, muitas mães deixam os filhos desnutridos, só para terem o direito de ganhar o leite, no início do mês!!! Além disso, tem outras que engravidam pra aumentar em R$50 o Bolsa Família!!!
Enquanto rolavam as duas palestras, eu, a Folly e o João fizemos bandeirinhas para o salão do posto, e providenciei um painel de divulgação da ação social, no dia seguinte. Ficou bem legal, fiz com 4 folhas de papel pardo, algumas de ofício, e umas embalagens de papel de bala. No sufoco, improvise! rs...
Pendurei o painel lá fora, na grade do posto... E qdo eu já ia entrando, alguém me grita, do outro lado da rua. Eu voltei pra saber o q essa pessoa queria, e ela me avisou, que pediram pra avisar, que se eu não tirasse o painel, iriam destruir.
Como assim?!?! Eu fiquei uma tarde inteira cortando e colando papel, de joelhos no chão, e vão destruir?!?! Ahhhh... mas não vão mesmo, eu pensei cmgo! Fui tomada por um sentimento de raiva, injustiça, e irresponsabilidade, também... hahahahaha.... Afinal, manda quem pode, obedece quem tem juízo, já dizia a minha avó! rs...
Eu juro, eu só pensava na quantidade de pessoas que eu queria convidar... Se eu pudesse, buscaria todos em casa, pra participar do evento, já que havíamos conseguido preventivo, mamografia e glicemia para todos, o que é mto raro naquela região.
Sabe o que eu fiz?! Montei um sistema de revezamento para que o painel ficasse lá!!!
Um ficava, entrava, vinha outro... E assim, o painel ficou até as 17h, qdo estava na hora do pessoal do posto ir embora... hahahaha... Quem tem, tem medo!
Minto, ficou até mais tarde, já que a Nathy e a Enfª Tatiana haviam ido à rua arrecadar brindes pra sortear na festa, no dia seguinte. Só entramos qdo elas chegaram, umas 19h30min, por aí.
Nesse meio tempo, Carla, Ana Paula e Wellington, fugiram de todo mundo, e foram pro Centro, dar uma volta. FUGIRAM SIM! Hahahahahahahahaahhaha
Entramos e ficamos planejando como seria, onde seria... O assunto era ação social do dia seguinte.
Acertei algumas coisas com a Enfª Tatiana, ela foi embora, e começamos o mutirão pra organizar o posto, e enfeitar o salão.
Os fugitivos chegaram, e continuamos organizando o salão... Fiz um chocolate quente pra gente, tinha música, estávamos todos felizes, curtindo a noite...
Até que a Ana Paula, que já estava deitada, surge pálida, dizendo que haviam batido na janela do quarto e ela tinha visto um rosto no vidro.
São 01h30min da manhã, está tudo escuro lá fora, e tem gente no quintal do posto batendo nos vidros...
MEU DEUUUS! Foi uma correria pelo posto...
Eu estava achando que era brincadeira do Wellington e da Ana Paula, querendo que fossemos dormir, já que eles dormiam cedo.
Todo mundo começa a recolher os laptops, celulares... eu só queria meu estojo de canetas, que estava do lado da porta principal do posto, de vidro!!! Hahahahaha
O posto está uma bagunça... retalhos para todo lado, copos, uma sujeira só...
Do nada me vem o Wellington com um óleo da igreja dele, dando um banho em todo mundo... hahahahahaha... Meu cabelo já estava oleoso, depois dessa...
Eu pensei comigo, acho que ele não brincaria com coisa da igreja, né?!
Fui pro quarto... Surtei qdo ví marcas de pé no meu colchão e água... Até que ele disse que pisou ali, na correria, e a água, era o oléo da unção. Hahahahahaa... Oléo da unção pode!!!
A Carla e a Ana Paula estavam lá, assustada, pq continuavam a bater nos vidros.
Ok, gente! Vamos parar com essa brincadeira...
Alguém diz com voz firme, que não era brincadeira.
Beleza, então eu quero a minha mãe!!!
Desligamos a música, apagamos a luz do salão, e a Fernanda vai tomar banho... Ficamos na sala da Enfermagem, que tinha o banheiro com chuveiro, eu, Marcelo e Wellington, enquanto a Fernanda tomava banho, com a porta aberta.
Bateram no vidro do banheiro... Todos saem correndo pelo posto... Eu, por incrível que pareça, fui a primeira a chegar no quarto!!! Hahahaha... E toda a minha roupa ficou espalhada pelo posto!
Ok, eu já entendi, e ouvi... não é uma brincadeira!
Depois de tudo o que eu ouvi da comunidade, tem pessoas lá fora, querendo nos assustar, assaltar, estuprar, vão invadir o posto, são mtos... Como ficamos criativos nessas horas!!!
Nesse meio tempo, o nosso valente Marcelo bateu no vidro de volta, respondendo... O que ele não esperava, é que o temor seria tanto, que causaria nele uma dor de barriga súbita!!! uhauhuahhauhuahuaahua...
Eu me lembro dele pedindo pelo amor de Deus, que a Fernanda terminasse logo... uauhauhauhauhaua... E todos esperando por ele na sala de Enfermagem. O silêncio no posto era ensurdecedor!
Eu nem olhava pra janela... Quem quer ver o capeta, vai pro inferno!!! rs
Eu sei que a Fernanda terminou o banho de gato, o Marcelo usou o trono e eu fui tomar banho.
Quando chego no quarto, descubro que continuaram batendo na janela, e na porta lateral.
Ok, chega! Vamos ligar pra polícia agora... O orelhão, que funcionava bem até as 21h +/-, não funcionava mais...
Luzes de lanterna atravessam os vidros da porta lateral...
Pânico, pânico... Liga do celular para o 190...
Alô, DPO de Campos, era o que sempre diziam do outro lado da linha... E agora, será que o Chapolin apareceria por aqui?!?!
Alguém lembra que o marido da Tia Sandra, a cozinheira, era policial, e ligam pra ela. No dia seguinte, ficamos sabendo que eles foram até a DPO pedir a patrulha que foi pra lá.
A Ana Paula me vira, e diz que ligaria a câmera pra grava o que estava acontecendo, pq naquele filme, que um grupo de voluntários é atacado na África... tra lá lá... HAHAHAHAAHAHAH
A Nathy não saía do celular... Acho que ela ligou para Niterói inteiro!!!
A Carla, elétrica, não pronunciava uma palavra...
A Ana Paula branca, como cera... Marcelo querendo ir lá fora...
Alguém diz que deveríamos orar... O Wellignton, claro!
Lá vem ele com toda sua unção, reúne todos nós em círculo, sentados na cama, de mãos dadas, orando, timidamente, enquanto o Marcelo, vigiava a porta.
Orai e vigiai, já dizia a minha mãe!!! Hahahahahahha
Continuavam batendo nos vidros, e em locais diferentes do posto...
A Folly não parava de rir, de nervoso... Nisso, a Carla toma a frente da oração, e aos berros, começar a falar do nosso trabalho, o qto era importante a nossa presença naquela comunidade, quais eram os nossos objetivos, que não estávamos ali pra tomar o lugar de ninguém, pedindo a Deus que protegesse cada um que estivesse ali, que nos desse serenidade... tra lá lá... Até Jesus ficou surdo, tamanha altura da oração dela.
Mas valeu, depois disso, não escutamos mais bater...
Pensa que acabou?!?! Hahahahah... Claro que não!
Tudo escuro, todo mundo deitado, a Dyva aqui, que vos fala, fica dispneica, e o Wellignton, mto solícito, diz que se alguém passasse mal, ele pegaria água na cozinha... hahahahahah...
Eu nunca tinha sentido falta de ar... PQP! É horrível, tenebroso, horripilante...
Eu sinto um segurar meu pé, o outro a perna, o na barriga, o outro o braço, cafuné, e a Fernanda do outro lado, alisando meu braço...  Eu só escutava as pessoas me pedindo calma...
PQP! Me soltem!!! Eu quero respirar!!! Hahahahahahaa
Uns 30 minutos depois, com a minha respiração normalizava...
Alguém fala que viu a luz da polícia do lado de fora... Os cachorros começam a latir... Barulho no quintal do posto... Acho que pularam o muro... Eles estão latindo muito!!! Silêncio... mais silêncio ainda... Vamos ficar quietinhos! Vamos esperar...
Eu, mega discreta, inicio uma crise de tosse violenta... Benalete, álcool, nada me fazia parar de tossir... Aliás, a Folly precisa de agradecimentos nesse momento. Ela pegou minha benalete, o álcool, uma toalhinha, arrancou meu mendiguinho, sim, aqueles cobertores cinza, com um risco vermelho... A Cruz Vermelho deu um pra gente!!! Como esquenta, aquele cobertor!!! Mas voltando, sei que a Folly ficou do meu lado o tempo todo!!!
Acho que eu tossi até dormir! Rs
Acordei, 30 minutos depois de dormir... isso já eram 5:20 da manhã, e a vontade de fazer xixi era absurda...
Quem vai comigo?! A Fernanda, claro!
Já está amanhecendo... Espera um pouquinho, que o João (agente de saúde), chega já já...
Fernanda, ele só chega as 8h! Até lá, eu já entrei em colapso!
Como eu dou trabalho! Hahahahahaha
Até que resolvemos, e fomos ao banheiro. Correndo pelo posto, na ponta do pé, e ainda fazer xixi no escuro, em um banheiro com divisórias, não tem preço. Juro, eu tremia tanto, que nem senti o prazer de esvaziar a bexiga!!!
Voltamos pro quarto, sem saber que ainda tinha gente lá fora tomando conta do posto.
Deu 6h, 7h – com direito a um susto tremendo, qdo o celular do Wellington despertou. Todo mundo pulou na cama! hahahahahaah -, 8h...
Barulho na porta principal... Deve ser o João! Vou esperar ele vir aqui...
Todo mundo levanta assustado, sai pelo corredor desconfiado, e damos de cara com um posto completamente bagunçado, as portas abertas, população chegando pra ser atendida, ação social pra organizar, e a Enfª de mau humor, achando que a gente tinha deixado o posto daquele jeito de sacanagem... Mas isso essa confusão toda, é só no quinto dia... rs

0 comentários:

Postar um comentário

Uma grande aventura - Quarto dia!


Ahhh... o quarto dia! Esse dia sim, eu nunca mais esquecerei... 
Desculpem o trocadilho ridículo, mas esse ficará conhecido como o "Quarto dia - Dia do Quarto!"
Esqueci de contar, que no dia anterior, a noite, fomos passear de furgão da Cruz Vermelha, no Centro, e fazer umas compras. Fruuuutaaaas, leguuumess... nem acredito! rs
Hje o pessoal da FUNASA apareceu. Graças à visita da Ana Paula e da Carla, ontem, e não satisfeitas, voltaram lá hoje, a Nathy e a Ana Paula novamente. “Não promete, que nós vai atrás!” HAHAHAHAHAHAHA
Vieram em equipe de 3 pessoas, e estão circulando pela comunidade, fazendo controle de Dengue. 

O dia começou tranquilo. Na parte da manhã, o posto ficou vazio, já que era a festa de encerramento das atividades, na escola local.
A Enfª Tatiana, como havia prometido, trouxe o material de saúde da mulher e o projetor, para que fossem utilizados nas palestras do dia.
Almoçamos, mais uma vez com mtas porcarias... rs
Lilian foi embora, e já pensávamos nas expectativas da ação social, no dia seguinte.
Quando deu 14h, a porta do posto já estava cheia.
Achei engraçado que mtos já me conheciam pelo nome. Isso é tão legal!!!
Tivemos atividade para crianças, com a Tia Carla e palestra de Saúde da Mulher, e planejamento familiar, com o Wellington, Camila e Enfª Tatiana, ao mesmo tempo, em salas separadas, obviamente.
A palestra de saúde bucal da Tia Carla foi ótima. As crianças participaram ativamente, e eu devo pedir palmas a ela, que conduziu perfeitamente!!!

A palestra de saúde da mulher tb foi legal, foram algumas mulheres. Percebemos que esse tipo de assunto não é mto bem trabalhado por lá, infelizmente, já que as meninas estão engravidando cada vez mais cedo, na comunidade. Pra vcs terem uma ideia, foi identificado que, muitas mães deixam os filhos desnutridos, só para terem o direito de ganhar o leite, no início do mês!!! Além disso, tem outras que engravidam pra aumentar em R$50 o Bolsa Família!!!
Enquanto rolavam as duas palestras, eu, a Folly e o João fizemos bandeirinhas para o salão do posto, e providenciei um painel de divulgação da ação social, no dia seguinte. Ficou bem legal, fiz com 4 folhas de papel pardo, algumas de ofício, e umas embalagens de papel de bala. No sufoco, improvise! rs...
Pendurei o painel lá fora, na grade do posto... E qdo eu já ia entrando, alguém me grita, do outro lado da rua. Eu voltei pra saber o q essa pessoa queria, e ela me avisou, que pediram pra avisar, que se eu não tirasse o painel, iriam destruir.
Como assim?!?! Eu fiquei uma tarde inteira cortando e colando papel, de joelhos no chão, e vão destruir?!?! Ahhhh... mas não vão mesmo, eu pensei cmgo! Fui tomada por um sentimento de raiva, injustiça, e irresponsabilidade, também... hahahahaha.... Afinal, manda quem pode, obedece quem tem juízo, já dizia a minha avó! rs...
Eu juro, eu só pensava na quantidade de pessoas que eu queria convidar... Se eu pudesse, buscaria todos em casa, pra participar do evento, já que havíamos conseguido preventivo, mamografia e glicemia para todos, o que é mto raro naquela região.
Sabe o que eu fiz?! Montei um sistema de revezamento para que o painel ficasse lá!!!
Um ficava, entrava, vinha outro... E assim, o painel ficou até as 17h, qdo estava na hora do pessoal do posto ir embora... hahahaha... Quem tem, tem medo!
Minto, ficou até mais tarde, já que a Nathy e a Enfª Tatiana haviam ido à rua arrecadar brindes pra sortear na festa, no dia seguinte. Só entramos qdo elas chegaram, umas 19h30min, por aí.
Nesse meio tempo, Carla, Ana Paula e Wellington, fugiram de todo mundo, e foram pro Centro, dar uma volta. FUGIRAM SIM! Hahahahahahahahaahhaha
Entramos e ficamos planejando como seria, onde seria... O assunto era ação social do dia seguinte.
Acertei algumas coisas com a Enfª Tatiana, ela foi embora, e começamos o mutirão pra organizar o posto, e enfeitar o salão.
Os fugitivos chegaram, e continuamos organizando o salão... Fiz um chocolate quente pra gente, tinha música, estávamos todos felizes, curtindo a noite...
Até que a Ana Paula, que já estava deitada, surge pálida, dizendo que haviam batido na janela do quarto e ela tinha visto um rosto no vidro.
São 01h30min da manhã, está tudo escuro lá fora, e tem gente no quintal do posto batendo nos vidros...
MEU DEUUUS! Foi uma correria pelo posto...
Eu estava achando que era brincadeira do Wellington e da Ana Paula, querendo que fossemos dormir, já que eles dormiam cedo.
Todo mundo começa a recolher os laptops, celulares... eu só queria meu estojo de canetas, que estava do lado da porta principal do posto, de vidro!!! Hahahahaha
O posto está uma bagunça... retalhos para todo lado, copos, uma sujeira só...
Do nada me vem o Wellington com um óleo da igreja dele, dando um banho em todo mundo... hahahahahaha... Meu cabelo já estava oleoso, depois dessa...
Eu pensei comigo, acho que ele não brincaria com coisa da igreja, né?!
Fui pro quarto... Surtei qdo ví marcas de pé no meu colchão e água... Até que ele disse que pisou ali, na correria, e a água, era o oléo da unção. Hahahahahaa... Oléo da unção pode!!!
A Carla e a Ana Paula estavam lá, assustada, pq continuavam a bater nos vidros.
Ok, gente! Vamos parar com essa brincadeira...
Alguém diz com voz firme, que não era brincadeira.
Beleza, então eu quero a minha mãe!!!
Desligamos a música, apagamos a luz do salão, e a Fernanda vai tomar banho... Ficamos na sala da Enfermagem, que tinha o banheiro com chuveiro, eu, Marcelo e Wellington, enquanto a Fernanda tomava banho, com a porta aberta.
Bateram no vidro do banheiro... Todos saem correndo pelo posto... Eu, por incrível que pareça, fui a primeira a chegar no quarto!!! Hahahaha... E toda a minha roupa ficou espalhada pelo posto!
Ok, eu já entendi, e ouvi... não é uma brincadeira!
Depois de tudo o que eu ouvi da comunidade, tem pessoas lá fora, querendo nos assustar, assaltar, estuprar, vão invadir o posto, são mtos... Como ficamos criativos nessas horas!!!
Nesse meio tempo, o nosso valente Marcelo bateu no vidro de volta, respondendo... O que ele não esperava, é que o temor seria tanto, que causaria nele uma dor de barriga súbita!!! uhauhuahhauhuahuaahua...
Eu me lembro dele pedindo pelo amor de Deus, que a Fernanda terminasse logo... uauhauhauhauhaua... E todos esperando por ele na sala de Enfermagem. O silêncio no posto era ensurdecedor!
Eu nem olhava pra janela... Quem quer ver o capeta, vai pro inferno!!! rs
Eu sei que a Fernanda terminou o banho de gato, o Marcelo usou o trono e eu fui tomar banho.
Quando chego no quarto, descubro que continuaram batendo na janela, e na porta lateral.
Ok, chega! Vamos ligar pra polícia agora... O orelhão, que funcionava bem até as 21h +/-, não funcionava mais...
Luzes de lanterna atravessam os vidros da porta lateral...
Pânico, pânico... Liga do celular para o 190...
Alô, DPO de Campos, era o que sempre diziam do outro lado da linha... E agora, será que o Chapolin apareceria por aqui?!?!
Alguém lembra que o marido da Tia Sandra, a cozinheira, era policial, e ligam pra ela. No dia seguinte, ficamos sabendo que eles foram até a DPO pedir a patrulha que foi pra lá.
A Ana Paula me vira, e diz que ligaria a câmera pra grava o que estava acontecendo, pq naquele filme, que um grupo de voluntários é atacado na África... tra lá lá... HAHAHAHAAHAHAH
A Nathy não saía do celular... Acho que ela ligou para Niterói inteiro!!!
A Carla, elétrica, não pronunciava uma palavra...
A Ana Paula branca, como cera... Marcelo querendo ir lá fora...
Alguém diz que deveríamos orar... O Wellignton, claro!
Lá vem ele com toda sua unção, reúne todos nós em círculo, sentados na cama, de mãos dadas, orando, timidamente, enquanto o Marcelo, vigiava a porta.
Orai e vigiai, já dizia a minha mãe!!! Hahahahahahha
Continuavam batendo nos vidros, e em locais diferentes do posto...
A Folly não parava de rir, de nervoso... Nisso, a Carla toma a frente da oração, e aos berros, começar a falar do nosso trabalho, o qto era importante a nossa presença naquela comunidade, quais eram os nossos objetivos, que não estávamos ali pra tomar o lugar de ninguém, pedindo a Deus que protegesse cada um que estivesse ali, que nos desse serenidade... tra lá lá... Até Jesus ficou surdo, tamanha altura da oração dela.
Mas valeu, depois disso, não escutamos mais bater...
Pensa que acabou?!?! Hahahahah... Claro que não!
Tudo escuro, todo mundo deitado, a Dyva aqui, que vos fala, fica dispneica, e o Wellignton, mto solícito, diz que se alguém passasse mal, ele pegaria água na cozinha... hahahahahah...
Eu nunca tinha sentido falta de ar... PQP! É horrível, tenebroso, horripilante...
Eu sinto um segurar meu pé, o outro a perna, o na barriga, o outro o braço, cafuné, e a Fernanda do outro lado, alisando meu braço...  Eu só escutava as pessoas me pedindo calma...
PQP! Me soltem!!! Eu quero respirar!!! Hahahahahahaa
Uns 30 minutos depois, com a minha respiração normalizava...
Alguém fala que viu a luz da polícia do lado de fora... Os cachorros começam a latir... Barulho no quintal do posto... Acho que pularam o muro... Eles estão latindo muito!!! Silêncio... mais silêncio ainda... Vamos ficar quietinhos! Vamos esperar...
Eu, mega discreta, inicio uma crise de tosse violenta... Benalete, álcool, nada me fazia parar de tossir... Aliás, a Folly precisa de agradecimentos nesse momento. Ela pegou minha benalete, o álcool, uma toalhinha, arrancou meu mendiguinho, sim, aqueles cobertores cinza, com um risco vermelho... A Cruz Vermelho deu um pra gente!!! Como esquenta, aquele cobertor!!! Mas voltando, sei que a Folly ficou do meu lado o tempo todo!!!
Acho que eu tossi até dormir! Rs
Acordei, 30 minutos depois de dormir... isso já eram 5:20 da manhã, e a vontade de fazer xixi era absurda...
Quem vai comigo?! A Fernanda, claro!
Já está amanhecendo... Espera um pouquinho, que o João (agente de saúde), chega já já...
Fernanda, ele só chega as 8h! Até lá, eu já entrei em colapso!
Como eu dou trabalho! Hahahahahaha
Até que resolvemos, e fomos ao banheiro. Correndo pelo posto, na ponta do pé, e ainda fazer xixi no escuro, em um banheiro com divisórias, não tem preço. Juro, eu tremia tanto, que nem senti o prazer de esvaziar a bexiga!!!
Voltamos pro quarto, sem saber que ainda tinha gente lá fora tomando conta do posto.
Deu 6h, 7h – com direito a um susto tremendo, qdo o celular do Wellington despertou. Todo mundo pulou na cama! hahahahahaah -, 8h...
Barulho na porta principal... Deve ser o João! Vou esperar ele vir aqui...
Todo mundo levanta assustado, sai pelo corredor desconfiado, e damos de cara com um posto completamente bagunçado, as portas abertas, população chegando pra ser atendida, ação social pra organizar, e a Enfª de mau humor, achando que a gente tinha deixado o posto daquele jeito de sacanagem... Mas isso essa confusão toda, é só no quinto dia... rs

0 comentários:



Postar um comentário

 

Copyright © 2008 Designed by SimplyWP | Made free by Scrapbooking Software | Bloggerized by Ipiet Notez | Distributed by Deluxe Templates